Feito ou Fazendo?

Eu comecei no ano passado a guardar post-its usados e amassados nesse grande pote de vidro.

Na metodologia Kanbam, utilizada para organizar atividades, a gente escreve as tarefas em post-its e separa o que precisa ser feito (to do), do que está sendo feito (doing) e o que está pronto (Done). Daí o rótulo desse pote.

O que está pronto não precisa mais do lembrete anotado no post-it e pode ir pro lixo – ou para o pote nesse caso.

Eu comecei a me animar com o pote enchendo e com a quantidade de coisas feitas, prontas! O pote era tão grande que parecia que nunca ia encher. E eu me animava a completar as atividades nos papéis coloridos pra guardá-las amassadinhos no final de cada dia.

Mas pra minha surpresa (ou não) o pote encheu muito rápido! Por um lado fiquei feliz com o item de decoração “completo”, mas por outro, estava incomodada de jogar no lixo os post-its usados.

Nossa vida é feita de rotinas recheadas de tarefas que podem ser escritas em pequenos pedaços de papel. As tarefas não acabam. Se acumulam, se multiplicam, diminuem, depois retornam. Estão sempre à espera de quem vai executar.

Claro que é importante concluir coisas, mas mesmo depois de concluir, ainda tem sempre muito a fazer.

Então preciso observar e curtir a jornada do dia a dia. Olhar mais ao redor durante o percurso para aprender a partir das pequenas coisas e da repetição das atividades rotineiras e ordinárias.

Observando os pequenos detalhes eu posso contemplar a criação e a mão do Criador em tudo que há em torno de mim.

Observe em torno do seu dia a dia e você pode tirar proveito tanto do que está fazendo, como do que já está feito!

Deixe um comentário