Os Meus planos não são os seus planos

Tenho estudado muito sobre bloqueios criativos. E ao estudar isso eu percebi que ninguém é bloqueado por um dia feliz, por uma boa experiência ou por algo que gostou muito de fazer.

O bloqueio normalmente vem de um trauma. De uma tristeza. De uma frustração. De uma desilução. De uma tentativa que não deu certo.

Pode ter gerado uma humilhação ou reprovação de quem está perto. Uma vergonha diante de pessoas que você jamais gostaria de ter sido exposto.

E aí, depois desta vivência, depois de perder aquilo que tinha certeza que daria certo, que era o melhor a fazer ou mesmo que era a única coisa a ser feita…

Depois disso, a gente costuma reagir praguejando e dizendo: “Nunca mais eu passo por isso…”. ou “Nunca mais vou fazer tal coisa…”

Foi aí eu percebi que existe o bloqueio do “Nunca mais…” Mas quanta coisa dá errado na primeira tentativa, na segunda, mas na terceira ou quarta a gente acerta?

Se tivesse desistido de andar depois do primeiro tombo? Ou desistido de dirigir depois da primeira vez que deixou o carro morrer… ou tantas outras coisas que temos tolerância aos próprios erros?

E por que com outros determinados erros a gente não se permite? Será que é por que vimos outros que conseguiram na primeira tentativa (ou pelo menos nós achamos isso) e aí a comparação nos constrange e nos humilha?

O “nunca mais” é uma porta que a gente fecha. O “nunca mais” é definitivo demais pra que a gente se auto limite. O “nunca mais” fecha as portas para os propósitos de Deus. O “nunca mais” pode nos afastar das melhores oportunidades da nossa vida!

Depois de cair, ser humilhado e machucado em determinada situação, da próxima vez que passar por algo semelhante, a gente vai diferente. A gente já aprendeu com o erro. A gente já cresceu. A gente pode ajudar alguém que está passando pela mesma situação. A gente pode se surpreender com a nossa propria reação!

E cuidado, porque o “nunca mais” pode ser sinônimo de orgulho!

Em Tiago está escrito: “Contudo, ele generosamente nos concede graça. Como dizem as Escrituras: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.”

Tiago 4:6-7 NVT

Eu não quero que Deus se oponha a mim por ser orgulhosa e por isso começo a pensar para quais coisas eu tenho dito “nunca mais…”

E você, o que precisa mudar em você mesmo para ter a graça de Deus? Se submeter não é algo que fazemos com tranquilidade, mas é diante de Deus! Então por isso não é preciso temer!

Deixe um comentário