
Temos algumas premissas na vida. Coisas que fazemos por muito tempo de uma determinada forma até que passamos a acreditar que aquela é a única forma possível.
O costume, o hábito, a rotina… a gente nem para pra pensar que poderia fazer diferente.
É por isso que na Criatividade é importante esquecer. É importante reaprender pra ousar fazer diferente! Só assim vamos conseguir o famoso “pensar fora da caixa!”
Mas se é difícil perceber a influência de uma pessoa, imagina perceber a auto sabotagem!
Pois é aí que entram duas variáveis importantes para nos ajudar: os gatilhos e a calibragem do olhar.
O gatilho vai te trazer pra realidade de questionar você mesmo e a calibragem do olhar, vai fazer você mudar o ponto de vista.
E uma das formas de aplicar o gatilho e a calibragem ao mesmo tempo é através da escuta ativa, ou seja, abrir os ouvidos para novas opiniões sem se preocupar com o que vai responder, mas somente para conhecer de verdade novos pontos de vista.
Ao se provocar neste exercício, não obrigatoriamente você vai mudar de opinião, mas poderá ter uma nova visão da sua própria atitude e com habilidade pra realizar ajustes que forem necessários.
Como tudo na vida, dá trabalho! Mas o autodesenvolvimento e o aprendizado interno são ganhos sem medida, e que sempre só poderão ser executados por você mesmo!